1 de janeiro de 2025

Presidente do Azerbaijão diz que Rússia abateu avião da Embraer

Aeronave operada pela Azerbaijan Airlines caiu no Cazaquistão, deixando 39 mortos

Por: Valdir Justino

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, afirmou neste domingo (29) que a queda do avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines (AZAL), ocorrida na última quarta-feira (25) no Cazaquistão, foi decorrente de disparos feitos pela Rússia. Ao todo, 39 dos 67 ocupantes da aeronave morreram.

– Podemos dizer claramente que o avião foi abatido pela Rússia. Isto é um fato e ninguém pode negá-lo. Novamente, não estamos dizendo que isso foi feito intencionalmente, mas foi feito – disse.

– Essas são as nossas três condições. A primeira foi cumprida ontem [sábado, 28] – disse Aliyev, a quem o presidente da Rússia apresentou um pedido de desculpas pelo “trágico incidente” com o avião da AZAL.

O presidente azerbaijano expressou sua confiança de que as outras exigências de Baku também serão atendidas pelo lado russo.

– Não são problemas ou exigências incomuns; baseiam-se na prática internacional – destacou.

Embora tenha pedido desculpas pelo “fato do trágico incidente ter ocorrido no espaço aéreo russo”, o presidente russo Vladimir Putin não admitiu que a Rússia tivesse qualquer responsabilidade pelo incidente da AZAL.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn