Goiás alcançou primeiro lugar nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, com a maior nota do país, com média 4,8, e também ficou entre as únicas três unidades da federação que atingiram a meta, junto com Pernambuco e Piauí.
O governador Ronaldo Caiado comemorou o resultado em coletiva à imprensa, nesta quarta-feira (14/8). Os números foram anunciados pelo Ministério da Fazenda.
“Com engajamento em modo contínuo, a rede estadual de educação trabalhou o tempo todo, com pique de chegar ao pódio e ganhamos a medalha de ouro: Goiás tem a melhor educação do Brasil”, disse o governador, que estava acompanhado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado e do vice-governador Daniel Vilela.
O Ideb 2023 foi elaborado a partir do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado durante o mês de outubro do ano passado. O resultado também coloca Goiás em primeiro lugar no Anos Finais do Ensino Fundamental, com a média 5,5, ao lado do Ceará e do Paraná. Já a nota no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, é 6,3.
Para garantir a melhoria da aprendizagem dos alunos goianos em todas as modalidades e etapas da Educação Básica, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), desenvolve projetos como o Revisa Goiás, Goiás Bem no Enem (GoBem), Ser Goiás e GoiásTec, que universalizou o acesso ao Ensino Médio, levando aulas de qualidade para as localidades mais distantes e remotas do estado.
O Bolsa Estudo, voltado para os estudantes do Ensino Médio e 9° ano do Ensino Fundamental, também tem assegurado a frequência e as boas notas dos adolescentes e jovens das escolas estaduais. Já o AlfaMais Goiás, implantado pelo Governo Estadual em regime de colaboração com os municípios, garante a alfabetização das crianças na idade certa, além de melhorias já evidentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.