As eleições se aproximam: Uruaçu enfrenta um significativo risco de não conseguir eleger, mais uma vez, um deputado

Por: Valdir Justino

Publicada em 22 de outubro de 2025 às 08:18
 Imagem: Foto Reprodução

Márcia Machado não oferece seu respaldo à vice-prefeita Bia na candidatura a deputada, podendo, inclusive, considerar a hipótese de se candidatar ao cargo. Em outra ala política, com Valmir Pedro e Dr. Rodrigo. Quem será o candidato?

Uruaçu já iniciou o jogo de xadrez político. Faltando menos de um ano para as eleições, as ações políticas já começam a indicar um terreno minado na política local.

Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !

Formulário de Inscrição

Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Valmir Pedro e Doutor Rodrigo Fernandes afirmam que estão alinhados e um deles irá concorrer, oferecendo suporte recíproco, respectivamente. O critério de seleção para determinar qual dos dois será o candidato ainda não foi estabelecido. 

Bia, que ocupa o cargo de vice-prefeita de Uruaçu, e Márcia Machado, a esposa do prefeito, também se declaram como pré-candidatas. Bia declarou que recebeu um convite para ser pré-candidata a deputada estadual de um grupo em Uruaçu, mas não detalhou quem o fez ou preferiu não revelar quem o fez. Isso lhe deu um alicerce e um coletivo político para respaldar seu propósito.

Márcia Machado, a esposa do prefeito de Uruaçu Machadinho

A primeira-dama de Uruaçu e secretária de Promoção Social, Márcia Machado, destacou durante uma entrevista a uma rádio local que poderia, inclusive, colocar seu nome à disposição para uma candidatura à Assembleia Legislativa de Goiás, destarte, com chances reduzidas devido à sua falta de notoriedade política. Por outro lado, ela poderia auxiliar na eleição da vice-prefeita Bia, que igualmente aspira a se candidatar, contando com o apoio do prefeito Machado.

Circularam especulações nos âmbitos políticos de Uruaçu, indicando que tanto a primeira-dama quanto o prefeito Machadinho não manifestam apoio a uma eventual candidatura da vice-prefeita Maria Abadia (Bia).

No mês de novembro, começam a ser cozidos os ovos para a eleição de deputado estadual em Uruaçu

Em novembro, o fio desencapado entre Valmir Pedro e Dr. Rodrigues Fernandes vai estourar. Valmir Pedro declarou que se encontrará com Dr. Rodrigo para anunciar candidaturas. Entretanto, até o presente momento, não há informações sobre quem será o postulante. A ligação política tornou-se um ambiente hostil para Valmir Pedro e Dr. Rodrigo. Pense nisso: o ex-prefeito que afirmou não ser candidato, no entanto, vem promovendo seu nome na cidade de Uruaçu e arredores.

Valmir Pedro, mediante um site de notícias de Uruaçu, já manifestou sua intenção de concorrer às eleições em Uruaçu e arredores no próximo ano. O ex-prefeito manifestou seu apoio ao pré-candidato ao governo, Marconi Perillo, ao atual deputado federal José Nelton, que busca a reeleição, e à primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, que candidata-se ao Senado.

Por outro lado, Dr. Rodrigo, que também pretende ser candidato pelo mesmo grupo político de Valmir Pedro, está verdadeiramente ligado a uma outra corrente política, totalmente diferente da do ex-gestor municipal. Rodrigo Fernandes, que ocupa o cargo de suplente de deputado estadual, apoia o governador Ronaldo Caiada, que tem como candidato à sucessão Daniel Vilela.

O deputado federal que Dr. Rodrigo irá ajudar em Uruaçu é o atual presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, que é pré-candidato a deputado federal, e corre por fora ainda para apoiar o senador Wilder Morais, pré-candidato a governador pelo PL, partido do Bolsonaro, e a pré-candidata a senadora Gracinha Caiada e Gustavo Gayer, também do PL.

O ex-prefeito Valmir Pedro declara que, caso não seja o escolhido para deputado estadual, resultante da aliança entre ele e o suplente Dr. Rodrigo, irá reivindicar o suporte do candidato ao ex-governador Marconi Perillo.

Uma outra visão política de Uruaçu sugere que o prefeito Machadinho não estaria disposto a apoiar a vice-prefeita Maria Abadia (Bia). Isso aconteceria porque sua esposa, como primeira-dama, não concordaria de forma alguma e até poderia se lançar candidata a deputada, frustrando definitivamente o plano da vice-prefeita Bia.

Em sua maioria, os vereadores de Uruaçu vão apoiar candidatos de outras regiões

Poucos dos 13 vereadores de Uruaçu têm condições de apoiar candidatos locais nas próximas eleições. A maioria absoluta já se comprometeu com parlamentares de outras regiões que destinaram emendas parlamentares para a cidade por meio de nobres parlamentares nos últimos anos. Agora esses políticos estão solicitando o troco. 

É muito difícil eleger um deputado prata da casa em Uruaçu

O município de Uruaçu carece de um representante legítimo na Assembleia Legislativa há mais de 45 anos. Anualmente, surgem vários candidatos, alguns sem qualquer apoio eleitoral, financeiro ou influência nos colégios eleitorais.

Encontram dificuldades para ganhar uma eleição até para vereador, que, convenhamos, não é uma votação fácil, mas mesmo assim, desejam se candidatar. Política é coisa séria. Indivíduos se entretêm brincando de fazer política e acabam se afogando.

Se Uruaçu se unisse sob uma única denominação, ainda assim seria desafiador eleger um deputado estadual, considerando especialmente o aglomerado de possíveis candidatos. Para ser eleito como deputado estadual, será preciso um investimento mínimo de R$ 5 milhões e é imprescindível ter o suporte de pelo menos 50 municípios, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia Também: