5 de fevereiro de 2025

Cultivo de cana-de-açúcar e criação de gado de corte foram destaques em Goiás em 2024, aponta Faeg

Dados da Faeg apontam que com relação a 2023, a exportação de carne bovina aumentou em 16%, totalizando o montante de US$ 1,5 milhão. Para o presidente da federação, a expectativa para 2025 é de uma safra melhor de grãos.

Por: Valdir Justino

O cultivo da cana-de-açúcar e a criação de bovino de corte foram destaques em 2024 em Goiás, segundo balanço apresentado nesta quarta-feira (18) pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg). Segundo a instituição, neste ano, os impactos climáticos reduziram o potencial da produção de grãos em Goiás, causando queda no valor bruto da produção do estado (VBP).

A Faeg detalhou que apesar de 2024 ter sido marcado por um grande crescimento nos abates bovinos, o que resultou em queda de preço na arroba até o início do segundo semestre, no fim do ano houve uma inversão na tendência dos preços do boi gordo, com quase o dobro no preço da arroba. Para a Faeg, isso foi reflexo do consumo interno aquecido e do grande volume de exportações.

Nós vamos ter uma safra melhor do que esse ano, devemos passar de 30 para 34 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 11% na produção. A produção pecuária, as carnes, também vão continuar em um patamar remunerador aos produtores, haja vista que amargaram dois, três anos de baixo preço da arroba do boi. As exportações a gente espera também que possam continuar crescendo, a gente vê um ano bastante positivo”

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn