Trump anuncia tarifa de 25% contra a Índia a partir de agosto

Presidente americano disse ainda que país será punido por negociar com a Rússia

Por: Valdir Justino

Texto: EFE

Publicada em 30 de julho de 2025 às 12:09
 Premiê da Índia, Narendra Modi, e Donald Trump Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (30) a imposição de uma tarifa de 25% a partir de 1° de agosto sobre produtos da Índia, juntamente com uma penalidade por manter laços comerciais com a Rússia, apesar das sanções.

– Embora a Índia seja nossa aliada, ao longo dos anos fizemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são muito altas, entre as mais elevadas do mundo, e eles têm as barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e desagradáveis de qualquer país – escreveu o presidente americano em sua rede social própria, a Truth Social.

Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !

Formulário de Inscrição

Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Trump insistiu que o governo indiano “sempre comprou a grande maioria de seu equipamento militar da Rússia, e são o maior comprador de energia da Rússia, junto com a China, em um momento em que todos querem que a Rússia pare a matança na Ucrânia”.

– Tudo isso não é bom! – advertiu o republicano, que acrescentou que por isso, a partir de agosto, a Índia “pagará uma tarifa de 25%, mais uma penalidade pelo anterior”, em referência às suas relações comerciais com Moscou, em uma mensagem em letras maiúsculas fiel ao estilo que costuma usar nas redes.

Em outra publicação na mesma plataforma, Trump ressaltou que os EUA têm “um enorme déficit comercial com a Índia”.

O anúncio do presidente americano ocorre semanas depois de ter assegurado que seu governo estava perto de chegar a um pacto tarifário com Nova Déli, e em meio a frustrações pelo que o republicano vê como um “compromisso insuficiente” do presidente russo, Vladimir Putin, para avançar nas negociações para pôr fim ao conflito na Ucrânia.

Desde sua chegada ao poder em janeiro, Trump tem intensificado a guerra comercial contra seus parceiros, aos quais impôs tarifas de 15% a 50%, como é o caso do Brasil, que, segundo ele, entrarão em vigor em 1° de agosto, quando termina a trégua que concedeu a seus homólogos para negociar novas taxas.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia Também:

Empresas dão férias coletivas para minimizar tarifaço

Chaves e Chapolin chegam em plataforma de streaming

Trump anuncia tarifa de 25% contra a Índia a partir de agost...

Associação que recebeu R$ 53 mi de parlamentares do DF é alv...