O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) acaba de ser acreditado com nível 1 pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Localizado no município de Uruaçu, o hospital possui perfil assistencial especializado em média e alta complexidade e destaca pelo seu perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco. A unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) é administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) desde 2021.
“Tenho certeza de que essa acreditação fará a organização evoluir ainda mais ao longo do tempo, buscando mudanças consistentes, aumentando a maturidade, promovendo mudanças de cultura e alcançando os melhores resultados para a segurança ao paciente”, ressalta Gilvane Lolato, gerente geral de Operações da ONA.
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Para o Secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, “esse título é motivo de orgulho para todas as equipes envolvidas: colaboradores do HCN e servidores da secretaria estadual por uma trajetória de qualidade, ética e humanização à serviço do SUS”, ressalta.
Segundo o diretor assistencial do hospital, João Batista da Cunha, a conquista é um marco histórico. “Para o HCN, a certificação significa o reconhecimento do compromisso com a segurança do paciente e a qualidade dos processos. Para o IMED, representa a validação do modelo de gestão eficiente e transparente. E, para o SUS em Goiás, é a garantia de que a população tenha acesso a uma unidade que segue padrões nacionais e internacionais de excelência e está preparada para oferecer assistência segura e humanizada”, comenta.
Segundo o diretor assistencial do hospital, essa conquista é um marco histórico. “Para o HCN, a certificação significa o reconhecimento do compromisso com a segurança do paciente e a qualidade dos processos. Para o IMED, representa a validação do modelo de gestão eficiente e transparente. E, para o SUS em Goiás, é a garantia de que a população tenha acesso a uma unidade que segue padrões nacionais e internacionais de excelência e está preparada para oferecer assistência segura e humanizada”, comenta.
Desafios — O diretor assistencial do HCN aponta que um dos principais desafios foi instituir uma cultura de padronização de novos processos, exigindo e a adaptação de toda a equipe aos padrões estabelecidos pela ONA. “Foi necessário alinhar rotinas, investir em treinamentos e promover engajamento contínuo. O aprendizado mais valioso foi compreender que a qualidade e a segurança do paciente devem estar no centro de todas as decisões, e que isso só é possível com o comprometimento coletivo”, explica.
Melhorias múltiplas com a acreditação — O HCN passou por várias transformações para assegurar maior segurança e qualidade assistencial ao paciente: padronização de protocolos clínicos e administrativos, treinamento intensivo em segurança e boas práticas, revisão dos fluxos de atendimento, e fortalecimento da gestão de riscos, além de fortalecer a consciência coletiva sobre a importância da segurança em todos os momentos do cuidado.
O Pronto-Socorro, por exemplo, teve os fluxos reorganizados para reduzir o tempo de espera e garantir a classificação de risco mais precisa, assegurando prioridade aos casos mais graves. Além disso, houve também a implantação rigorosa do checklist no Centro Cirúrgico e a adoção da dupla checagem e rastreabilidade de medicamentos e protocolos de armazenamento, que qualificaram o processo de dispensação e evitaram erros. As UTIs — Adulto, Pediátrica e Neonatal — implementaram protocolos padronizados de prevenção de infecções, de manejo de ventilação mecânica e de segurança na administração de medicamentos, além da ampliação de práticas humanizadas, como o Método Canguru.
“Toda essa movimentação em torno do processo de certificação reforça a cultura da necessidade de estabelecer processos de melhoria contínua, qualidade e segurança do paciente, sustentados por treinamentos contínuos e auditorias internas, o que garantiu não somente mais segurança clínica, mas também um cuidado mais ágil, integrado e humanizado”, ressalta o diretor.
Valor da acreditação — “Essa conquista não é somente do hospital, mas de toda a população do Centro-Norte Goiano. O selo ONA 1 é a prova de que estamos comprometidos em oferecer um atendimento seguro, humanizado e de qualidade para toda a população. Nosso compromisso é continuar avançando, sempre com foco no cuidado integral do paciente e na valorização do SUS como patrimônio de todos os brasileiros.” E complementa: “é uma conquista coletiva. Nosso time segue dedicado no cumprimento de todos os fluxos e processos, preparando para as próximas fases e para os próximos níveis de acreditação”, afirma.
Sobre HCN– Referência em média e alta complexidade para os 60 municípios da região Centro-Norte do estado, o HCN é um hospital estratégico para a rede pública de Goiás. Sua localização garante acesso a serviços especializados em oncologia, trauma, gestação de alto risco, emergências e cuidados intensivos, evitando que os pacientes precisem se deslocar por longas distâncias até Goiânia em busca de atendimento.
Ao todo, são 222 leitos gerais e 55 complementares de Unidade de Terapia Intensiva — UTI Adulto (30 leitos), Pediátrica (10 leitos), Neonatal (10 leitos) e 5 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). O Centro Obstétrico conta com quatro quartos PPP que estão preparados para receber a gestante e estabelecer todo o atendimento pré, intra e pós-parto. Outros dois quartos são destinados exclusivamente para gestantes de alto risco, além de três salas cirúrgicas e seis leitos de recuperação anestésica que compõem a unidade. Já o Centro Cirúrgico, conta com uma sala de indução anestésica, sete salas operatórias e oito leitos de recuperação anestésica, que estão equipados e preparados para receber as demandas da unidade com qualidade técnica, profissional, ambiente humanizado e alta tecnologia.
Sobre a ONA – Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.329 são acreditadas. Deste total, a ONA é responsável por 74% das certificações, correspondendo a mais de 1.700 instituições, sendo 430 hospitais. Dos 380 mil serviços de saúde cadastrados no CNES, 0,45% das instituições de saúde são certificadas no Brasil.
Concentração de instituições acreditadas pela ONA: Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%; Nordeste, 12,1%; Centro-Oeste, 11,4% e Norte, por 2,8%.
Diversos perfis com as acreditações ONA: Das mais de 2 mil acreditações ONA, 68,7% são de gestão privada; 22,2% de gestão pública; 8,3% filantrópica e 0,1% de gestão militar.