Doença Inflamatória Intestinal (DII) é um termo genérico para designar distúrbios relacionados à inflamação crônica do trato digestivo. Em outras palavras, trata-se de doenças crônicas que causam inflamações de intensidade variada nos intestinos. Neste mês acontece a Campanha Maio Roxo, para a conscientização dessas patologias.
A doença inflamatória intestinal pode ser debilitante e, às vezes, pode levar a complicações fatais. Os tipos mais comuns de DII são:
– Doença de Crohn: esse tipo de DII é caracterizado pela inflamação do revestimento do trato digestivo, que muitas vezes se espalha profundamente nos tecidos afetados. Pode acometer todo o trato digestivo, da boca ao ânus.
– Colite Ulcerativa: essa condição provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto.
Há algumas complicações específicas da colite ulcerativa e da doença de Crohn, e também há algumas complicações em comum.
As complicações encontradas em ambas as condições podem incluir:
– Coágulos de sangue: maior risco de coágulos sanguíneos nas artérias e veias;
– Colangite esclerosante primária: é uma inflamação que causa cicatrizes nos ductos biliares e que, com o tempo, prejudica o fígado;
– Câncer de cólon: a DII também aumenta o risco de câncer de cólon;
– Inflamação dos olhos, da pele e das articulações: os surtos de DII podem causar lesões na pele, artrite e uveíte (inflamação ocular).
CAUSAS
Ainda não se sabe uma causa exata da DII. Apesar de o estresse e a dieta alimentar agravarem os sintomas, não são causadores da condição. O mau funcionamento do sistema imunológico pode ser uma possível causa; quando bactérias normais do intestino causam uma reação imunológica inadequada em indivíduos com pré-disposição genética – esclarece o Dr. Ernesto Alarcon.
FATORES DE RISCO
– Idade: geralmente, a maioria das pessoas que desenvolvem DII acaba sendo diagnosticada antes dos 30 anos de idade. Porém, há indivíduos que desenvolvem a doença até os 50 ou 60 anos.
– Histórico familiar: o risco é maior quando há um parente próximo com a doença.
– Medicamentos anti-inflamatórios: alguns medicamentos aumentam o risco de desenvolver DII ou acabam piorando a doença em pessoas com DII.
– Cigarro: o tabagismo favorece o desenvolvimento da Doença de Crohn.
– Fator ambiental e alimentar: os riscos são maiores em locais industrializados, bem como o consumo abusivo de alimentos gordurosos, processados ou ultraprocessados.
TRATAMENTO
O tratamento da doença Inflamatória Intestinal (DDI) vai depender da condição, do tipo de problema desenvolvido. As condições que afetam o intestino são muitas e em diferentes partes do órgão, gerando ulcerações e processos inflamatórios, como explica o dr. Ernesto Alarcon.
A doença de Crohn e a Colite Ulcerativa, por exemplo, são causadas por alterações do sistema imunológico; sendo necessário o uso de imunodepressores. Anti-inflamatórios também podem ser administrados, bem como vitaminas e suplementos, analgésico e corticoide, dependendo da condição. A cirurgia pode ser necessária para remover partes do órgão, ou seja, uma ressecção intestinal.