Machadinho recebe a imprensa para um café da manhã.

Balanço de 100 dias de governo

Por: Valdir Justino

Publicada em 1 de abril de 2025 às 19:44

O prefeito de Uruaçu, Azaria Machado Neto, Machadinho, se reuniu com a imprensa local e região nesta manhã de terça-feira para apresentar um breve balanço dos seus 100 dias de governo. 

O atual prefeito reclamou das dívidas deixadas pelas administrações anteriores, sem citar nomes dos entes que deixaram a herança maldita.

O chefe do executivo de Uruaçu agradeceu a todos os seus secretários pelo trabalho até então realizado em Uruaçu nos últimos 100 dias de gestão. Destacou a relevância de seus auxiliares, argumentando que, sozinho, não é possível fazer nada. 

Salientou a relevância de cada auxiliar em cada área, cada um fazendo a sua parte com dedicação, amor e carinho para o bem de todos.

Machado disse ainda que todos o procuram a qualquer hora, e não é desses prefeitos em que estão cheios de “frescura” para atender os moradores. 

“Sempre estou na feira para conversar com todos, na rua também falo com todos e vim para fazer uma administração diferente e fazer muito mais para minha gente, disse Machado.”

Em seu breve discurso, disse que não é bom de palanque porque o seu negócio é levantar cedo e trabalhar. 

Relatou, sem citar nenhum nome, mas disse que herdou uma dívida de R$ 80 milhões de reais e acabou de receber uma notificação de umas dívidas de precatório que somam cerca de 35 milhões. 

Azarias Machado Neto está se relacionando muito com alguns vereadores, afinal, no início do governo houve alguns arranhões, mas agora está tudo indo bem, graças ao nosso conhecimento na administração. Os vereadores são importantes para a nossa administração. Agradeço imensamente a Câmara Municipal, em nome do presidente Fábio Vasconcelos e de todos os vereadores, que aprovaram o nosso projeto de regularização fundiária no setor Vale do Sol. Segundo o prefeito, serão 660 famílias que sairão da angústia de não ter o seu título definitivo, a sua escritura. 

O prefeito agradeceu ao grande trabalho da secretária de Habitação Camila Donegá, que se empenhou com a sua equipe na implementação do processo para regularizar a gleba de terras que ainda está, após mais de 30 anos, em nome de uma empresa que detém a escritura e o bem. 

O projeto enviado para a Câmara Municipal de Vereadores de Uruaçu autoriza o prefeito a adquirir a área ou, para fins sociais, desapropriá-la. 

Conforme os vereadores, as conversas para a aquisição do terreno já estão acertadas com o proprietário do terreno e o valor ajustado foi de R$ 1.440.000,00 (Um milhão, quatrocentos e quarenta mil reais)

Café com a imprensa

O café com a imprensa promovido pela secretaria de comunicação sob a liderança do competente jornalista Edmilson Almeida foi regado de elogios, troca de carinhos entre o prefeito, a primeira dama e os vereadores. 

Dessa forma, até um dono de uma emissora que bateu no prefeito até cansar usou o microfone e encheu o chefe do executivo e da primeira dama de elogios.

Todos os veículos de comunicação de Uruaçu e região compareceram ao evento que aconteceu no Flamboyant Hotel.

Um dos assuntos tratados também no café com a imprensa foi a questão do credenciamento dos veículos para publicação das ações do governo municipal. 

Até março, a prefeitura não firmou nenhum acordo com os veículos de comunicação para divulgar suas ações. 

A partir de abril, segundo o secretário de Comunicação, vai haver uma mudança na divulgação das ações do governo para mostrar à população tudo o que está acontecendo na prefeitura e nas secretarias.

Vereador Diogo Carvalho

Diogo Carvalho, vice-presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, representou o poder legislativo de Uruaçu, em nome do presidente Fábio Vasconcelos, que tinha outro compromisso e não pôde comparecer ao evento. Diogo discursou em nome de todos os vereadores. 

O parlamentar disse, sucintamente, que qualquer projeto que atender aos anseios populares pode contar com a Câmara, que o prefeito sabe disso. “Estamos juntos para somar, para ajudar o povo, a cidade”, disse o parlamentar.

Primeira dama Marcia Machado

Na solenidade de café com a imprensa, realizada nesta manhã de terça-feira, com o prefeito Machadinho, Primeira dama, secretários e imprensa, a Primeira dama do município disse que, no início do governo, quase pediu as contas. Disse, alto, que não suportaria aquela situação de enfrentar os desafios e obstáculos que estavam por vir. Márcia, muito séria e corajosa, pensou e decidiu não sair da ação social.

Ela disse que os obstáculos são para serem enfrentados e resolvidos, e não para impedir as vontades de um governo. A primeira dama, então, resolveu iniciar o seu projeto, o qual é a de cuidar das pessoas mais vulneráveis de Uruaçu.  São diversas ações, em três meses de governo, já temos boas notícias. 

O projeto Pão na Mesa será denominado, a partir de agora, Pão do Povo, e vamos aumentar para 6.000 unidades/dia.  Vamos também atender aos alunos da zona rural e urbana. Antes era restrito ao campo, agora vamos estender esses benefícios para todos os estudantes.  Márcia também frisou que outras famílias do CRAS também serão beneficiadas com o Pão do Povo.  Sobre outros programas sociais, a primeira dama salientou que todos os projetos serão ampliados para melhor, inclusive o gás solidário.

Prefeitura digitalizada

O secretário de comunicação de Uruaçu, Edmilson Almeida, em seu relato para a imprensa na manhã desta terça-feira, 01/04, no hall do hotel Flamboyant, disse que o objetivo do prefeito Machadinho é informatizar todo o sistema da prefeitura de Uruaçu.

Vamos ter uma cidade digitalizada, informatizada, inclusive com um canal para a população fazer seus pedidos, reclamações, solicitações, sugestões e críticas ao poder executivo. 

Estamos bem adiantados e é claro que não temos como fazer tudo em três meses, disse o secretário.

FLASHES DO CAFÉ COM A IMPRENSA DO PREFEITO MACHADINHO E PRIMEIRA DAMA MÁRCIA MACHADO.

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn