O Orkut, uma das redes sociais mais populares dos anos 2000, pode estar prestes a retornar, conforme declarou seu fundador, o engenheiro turco Orkut Buyukkokten, em entrevista ao g1. A notícia fez com que o nome da rede social fosse um dos assuntos mais comentados no X, antigo Twitter, na segunda-feira (12/8).
Muitos usuários compartilharam lembranças das famosos comunidades que marcaram a rede social. Orkut Buyukkokten, que está no Brasil para participar do Rio Innovation Week, disse que a reativação da rede social está sendo planejada e que pretende recrutar executivos em São Paulo para esse projeto.
Segundo Buyukkokten, o retorno do Orkut se justifica pelo desejo das pessoas de reviver a experiência das comunidades online, algo que ele acredita ter se perdido nas redes sociais modernas, que se transformaram em plataformas dominadas por profissionais de marketing, corporações e influenciadores.
Embora não tenha revelado uma data específica para o relançamento, o fundador deixou claro que o retorno do Orkut está em estudo e deve acontecer em breve. Desde 2022, a página oficial do Orkut já está reativada com uma mensagem indicando que algo novo está sendo construído.