Ministério Público de Uruaçu se reúne com os organizadores e autoridades para discutir o carnaval de Uruaçu, nos dias 1º, 2 e 3 de março, no Parque de Exposição Agropecuária de Uruaçu, em sintonia com o Sindicato Rural.
Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !
Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Na tarde desta quarta-feira, 05 de fevereiro, o promotor de Justiça de Uruaçu, Dr. Afonso Gonçalves Filho, se reuniu com todos os envolvidos na organização do carnaval de Uruaçu, com a presença do secretário Municipal de Turismo Antonione Goulart, o Superintendente Municipal de Turismo Matheus Borges, e da procuradora do Município, Dra. Edleni Gonçalves.
Ainda, os representantes da força de segurança, da Polícia Militar, Jhon Maykon Bandeira (Tenente Bandeira), Polícia Civil, Dr. Sandro Leal, delegado de polícia de Uruaçu, Dr. Adriano Melo, delegado regional e Dr. Domênico Christus Rocha (delegado da DEAM)
Na pauta, tudo relacionado ao evento, como o local, segurança, acesso, estrutura, logística, participação dos órgãos, saúde, bombeiros, SAMU, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, Turismo, Ambulância, Conselho Tutelar, dentre outros órgãos da prefeitura, que estão à frente da organização do evento que promete uma grande aglomeração de pessoas.
O Parque de Exposição Agropecuária de Uruaçu será o palco principal do evento na cidade, durante o período noturno, e, durante o dia, na Praia Generosa, com animação de som automotivo, que será das 12h às 19h.
Durante a reunião, também foram discutidos tópicos relacionados ao transporte de pessoas e à segurança da praia para os foliões, uma vez que o carnaval noturno ocorre na cidade e a prefeitura não fornecerá transporte gratuito para o lago durante o dia, ficando a responsabilidade de uma empresa de transporte particular.
A estrutura na praia será totalmente refeita pela Secretaria de Turismo, inclusive reformando os quiosques e construindo outros na extensão da praia, além de colocar areia e tendas para os visitantes.
Uma das dificuldades enfrentadas pela organização em outros eventos foi a falta de comunicação. A internet, por exemplo, não funciona em locais com grande número de pessoas. Segundo o secretário de Turismo, será instalada uma internet na praia para todos, com uma estrutura reforçada para atender à demanda no local.
Dessa forma, o estacionamento também necessita de organização para não impedir o embarque e o desembarque de embarcações, além do grande número de veículos no local, que também foram mencionados e serão resolvidos pela organização.
A Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros de Uruaçu deverão instalar uma barraca no local, visando fiscalizar as embarcações e garantir a segurança dos turistas no lago, como banhistas e navegadores.
O secretário de Turismo de Uruaçu, Antonione Goulart, reafirmou o compromisso de fazer um carnaval que atenda todas as expectativas positivas da população e das autoridades do município. Além disso, disse que os shows e despesas do evento serão pagas por meio de uma emenda parlamentar e que o erário municipal não terá custo com o evento.
A Câmara Municipal de Uruaçu ficará atenta aos acontecimentos e apoiará o evento da melhor maneira plausível
O presidente da Câmara Municipal de Uruaçu, Fábio Vasconcelos, disse à reportagem que todos os vereadores estão atentos aos eventos ligados ao carnaval, inclusive, os parlamentares estiveram no Parque de Exposição Agropecuária para fiscalizar a estrutura e a segurança dos foliões.
A Câmara também aprovou, por maioria, o projeto do prefeito de Uruaçu, Azaria Machado Neto, que trata da questão do local para a realização do carnaval de rua, definido como o Parque da Pecuária. O projeto foi aprovado por todos sem qualquer restrição.
Os edis também estarão visitando a Praia Generosa para verificar todos os detalhes de segurança, estrutura e acesso para motoristas, embarcações e até pedestres.
Outro ponto que os vereadores também devem questionar os organizadores é o transporte da cidade para o lago no período vespertino.
Ouça na íntegra a entrevista com o promotor de Justiça de Uruaçu, Dr. Afonso Gonçalves Filho, e com o secretário de Turismo Antonioni Goularte sobre o carnaval na praia e na pecuária.