Brasil ocupa o quarto lugar no ranking dos países mais estressados, é isso o que diz o relatório global da World Mental Health Day 2024, divulgado na segunda-feira (14). Elaborado pelo Instituto Ipsos, a pesquisa envolveu 23.274 adultos entre 18 e 74 anos em 31 países, incluindo, além do Brasil, a Austrália, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Estados Unidos, entre outros.
Foi verificado que 62% dos entrevistados afirmam ter se sentido tão estressados que o sintoma trouxe impactos na vida diária pelo menos uma vez. Os países com mais pessoas estressadas são Suécia, Turquia, Polônia e Brasil, respectivamente.
Para 42% dos brasileiros entrevistados, o estresse impactou suas vidas diversas vezes em 2024. Em 2023, o número registrado foi de 43%. Outro grupo, representando 32%, disse que se sentiram estressados pelo menos uma vez no ano e apenas 26% não se sentiram estressados no período.
Outro ponto do estudo é que 41% dos brasileiros disseram que se sentiram estressados ao ponto de não conseguir lidar com a rotina. Em 2023, o número foi de 48% dos entrevistados.
O estudo mostrou ainda que os brasileiros estão mais conscientes sobre a importância de cuidar das emoções. Para 54% deles, a saúde mental é o principal problema de saúde enfrentado pelo país atualmente.