14 de julho de 2024

Trump atropela rivais e vence com facilidade no estado de Iowa

Por: Valdir Justino

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu com folga as primárias do estado de Iowa, realizadas nesta segunda-feira (15), naquela que é a primeira disputa dentro do longo processo que vai definir o candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de novembro.

Com 100% das urnas apuradas na manhã desta terça (16), Trump conseguiu 51% dos votos, quase 30 pontos a mais que o segundo colocado, o governador da Flórida, Ron DeSantis. Participaram nas prévias de Iowa 110.298 pessoas, 41% a menos do que em 2016, quando foi estabelecido um recorde com cerca de 187 mil eleitores.

A terceira colocada na disputa foi a ex-governadora da Carolina do Sul e ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley, com 19,1% dos votos. Em quarto lugar, com 7,7%, ficou o empresário Vivek Ramaswamy, que anunciou a desistência das primárias após saber o resultado.

As primárias de Iowa distribuem 40 delegados do total de 2.429 que estão em jogo em todo o processo das primárias republicanas. Dessa forma, Trump ficou com 20 delegados, DeSantis com oito, Haley com sete e Ramaswamy com três, apesar de sua desistência. Ainda há dois delegados a serem designados enquanto se aguarda o resultado final.

*EFE

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn