12 de julho de 2024

Tragédia no RS: mortes sobem para 151, com 458 municípios afetados

Boletim publicado nesta quinta (16/5) informa que há 151 mortes e 104 pessoas desaparecidas. Chuvas devem continuar no estado

Por: Valdir Justino

De acordo com o boletim publicado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16/5), o número de mortes decorrentes das chuvas que castigam o estado desde o final de abril subiu para 151. Já são 458 municípios afetados pela tragédia e 104 pessoas desaparecidas.

Mais de 2 milhões de habitantes seguem sendo atingidos pelas enchentes no estado gaúcho, que tem 77 mil pessoas vivendo em abrigos.

Até o momento, 76 mil pessoas foram resgatadas e quase 400 mil estão desalojadas.

Segundo o balanço das chuvas, 806 pessoas estão feridas. Para esta quinta-feira, a previsão indica chuvas, com possibilidade de temporais no estado gaúcho. Não há óbitos em investigação.

As rodovias seguem sendo prejudicadas. Atualmente, são 90 trechos com bloqueios totais e parciais em 50 rodovias, entre estradas, pontes e balsas. Mais de 500 escolas estão danificadas, com 378 mil alunos afetados, de acordo com o boletim.

Evacuação na Serra Gaúcha

Rachaduras nas estradas, casas e em um hotel, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, alertam para risco de deslizamento, que pode atingir cinco municípios. Na segunda-feira (13/5), a Defesa Civil do estado emitiu um alerta sobre a situação da Barragem do Salto, também em São Francisco de Paula.

Moradores da região de São Francisco de Paula que vivem no entorno da Barragem do Salto foram alertados pela Defesa Civil para que deixem o local imediatamente.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn