29 de abril de 2026

Senado aprova criação de cadastro nacional de condenados por violência contra mulher

Pensada em Goiás, proposta prevê banco de dados unificado com informações de autores de crimes com decisão judicial definitiva

Por: Valdir Justino

Texto: João Bosco Bittencourt

Publicada em 29 de abril de 2026 às 12:20
 Caso seja sancionada, medida criada em Goiás formará lista com dados de agressores (Foto: Agência Brasil)

O Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (28/4), o Projeto de Lei nº 1.099/2024, que cria um cadastro nacional por crimes de violência contra a mulher. O banco de dados reunirá informações como nome completo, documentos pessoais, identificação biométrica, endereço e detalhes sobre o tipo de crime cometido e a relação entre agressor e vítima. O dispositivo prevê inclusão de nomes de agressores que tiveram processos com trânsito em julgado, ou seja, que não cabem mais recurso. A autoria é da deputada federal Silvye Alves.

Entre os crimes incluídos estão feminicídio, estupro, estupro de vulnerável, importunação sexual, assédio sexual, perseguição, violência psicológica e patrimonial, além de registro não autorizado de intimidade sexual e estelionato sentimental.

Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !

Formulário de Inscrição

Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Cadastro nacional
O texto também prevê a integração de informações entre órgãos de segurança pública federais e estaduais, permitindo atualização constante e compartilhamento dos dados. A gestão do sistema ficará sob responsabilidade da União.

A medida terá abrangência nacional e entrará em vigor 60 dias após a publicação da lei.

Senado aprova projeto de Silvye que cria cadastro nacional de condenados por violência contra a mulher (foto Marcos Oliveira/Agência Senado)

Violência contra mulher
Apenas Goiás registrou 55.689 novos processos relacionados à violência contra a mulher até novembro de 2025, superando os 50.042 casos de todo o ano de 2024, segundo o Painel Interativo de Violência Contra a Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No mesmo período, a Central de Atendimento à Mulher Ligue 180 recebeu 10.297 denúncias e pedidos de orientação. O estado ocupa a 7ª posição no ranking nacional de crimes de violência doméstica. Até o último dia de 2025, 60 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado, mantendo o mesmo número de vítimas mortas do ano anterior.

Em 2026, Goiás registra escalada de feminicídios. Em quatro meses, o estado já alcançou metade da quantia contabilizada no ano anterior para esses crimes.

 

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia Também: