O governo de Goiás anunciou, nesta quarta-feira (15), a decisão de prorrogar o prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que venceria hoje, até a próxima segunda-feira (20 de outubro). A decisão alcança também o licenciamento anual de veículos com final de placa 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 ou 0.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que prepara uma instrução normativa sobre o assunto, a decisão foi tomada em razão da alta demanda por acessos nos portais eletrônicos de atendimento. “O objetivo é garantir que todos os contribuintes consigam emitir os boletos e realizar o pagamento com tranquilidade”, diz o governo. Não haverá cobrança de multas nem juros até o novo prazo.
Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !
Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
A emissão do Documento Único de Arrecadação pode ser feita no portal Expresso, no serviço “Consultar veículo – IPVA, multas e CRLV”, ou pelo aplicativo Detran GO ON. Quem preferir atendimento presencial pode buscar a unidade do Vapt Vupt mais próxima.
Contribuintes com parcelas em aberto devem emitir a cota única, que traz o valor atualizado para quitação. Com a opção de pagamento via Pix, os contribuintes também podem quitar o imposto durante o fim de semana, inclusive sábado e domingo.
Após o vencimento do novo prazo, o proprietário perde a redução de 50% no valor do IPVA para automóveis 1.0 e motos de até 125 cilindradas. Os participantes do Programa Nota Fiscal Goiana também deixam de receber o desconto de até 10% acumulado para o imposto deste ano.