A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (22), uma operação contra o tráfico de mulheres para a Europa. A ação acontece em Goiás, Pernambuco e São Paulo. O objetivo é investigar um grupo que aliciava brasileiras e colombianas para exploração sexual na Espanha. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em locais ligados aos suspeitos.
A investigação teve início com trocas de informações com a polícia espanhola, que ajudou a identificar o funcionamento dessa rede criminosa. Segundo a PF, o grupo era bem organizado e atuava desde o recrutamento até o envio das mulheres para fora do país, onde eram obrigadas a se prostituir.
Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !
Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
As vítimas eram aliciadas com falsas promessas de emprego. Quando chegavam à Europa, percebiam que haviam caído em um golpe, sem ter como reagir, ou voltar para o seu país, acabavam forçadas à exploração sexual.
O dinheiro obtido com os abusos era enviado de volta ao Brasil por meio de contas bancárias de terceiros, usadas possivelmente para lavagem de dinheiro.
Goiás está na rota do tráfico humano
Essa não foi a única ação da PF contra o tráfico de pessoas em Goiás. Em setembro de 2024, a polícia realizou a Operação Falsas Promessas, que desmontou um esquema semelhante na cidade de Mineiros. Mulheres eram mantidas em uma boate, obrigadas fazer programas sexuais, até quitarem supostas dívidas com os aliciadores. Algo que nunca teria fim.
Mais recentemente, em 17 de junho, foi realizada outra operação que teve alvos em Uberlândia (MG), Rio Verde e Goiânia, com o objetivo de investigar um grupo suspeito de enviar mulheres brasileiras para exploração sexual na Bélgica. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.