Cinco pães carbonizados, datados de aproximadamente 1.300 anos, foram descobertos na antiga cidade de Eirenópolis, localizada na província de Karaman, na Turquia. O achado foi anunciado na última sexta-feira (10) pela Diretoria do Museu de Karaman e tem despertado grande interesse entre arqueólogos e historiadores por seu valor religioso e cultural.
Os pães foram encontrados soterrados, apresentando marcas de cruzes e, em um dos casos, uma imagem de Jesus representado como um semeador, acompanhada da inscrição em grego: “Com nossos agradecimentos ao Bem-Aventurado Jesus”. As representações religiosas indicam que os pães eram utilizados em ritos cristãos, possivelmente cerimônias eucarísticas ou de comunhão.
Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !
Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.
Cidade bizantina, Eirenópolis foi fortemente influenciada pela cultura e língua grega — o nome, inclusive, significa Cidade da Paz. De acordo com o portal Greek City Times, a predominância grega se consolidou durante os períodos helenístico ou romano. A inscrição no pão, expressando gratidão a Jesus, reforça a hipótese de que o local era um centro cristão com forte influência grega.
Apesar de carbonizados, os pães estão em bom estado de preservação. Segundo os pesquisadores, novas apurações devem ser realizadas para obter pistas sobre a relação entre fé, sustento e alimentação nas comunidades cristãs antigas.