23 de julho de 2024

Neuralink, de Elon Musk, instala o 1° chip cerebral em humano

Por: Valdir Justino

O empresário Elon Musk anunciou, nesta segunda-feira (29), que um paciente humano recebeu o primeiro implante de chip cerebral da Neuralink. A informação foi divulgada por meio do próprio perfil do bilionário no X, antigo Twitter. De acordo com Musk, o procedimento foi realizado no último domingo (28).

Ainda segundo o bilionário, o primeiro produto da Neuralink foi batizado de Telepathy (Telepatia, em português) e permite que humanos controlem quase qualquer dispositivo eletrônico apenas com o pensamento. Musk disse que os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros.

– Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo – destacou.

Os estudos com implantes cerebrais em humanos já tinham sido autorizados em maio do ano passado pela Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês). Quatro meses depois, a empresa abriu inscrições para voluntários.

No estudo da Neuralink, um robô introduz um implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. O dispositivo é inserido em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento. No primeiro teste, o objetivo da empresa será avaliar segurança do implante e do próprio robô que fez o procedimento cirúrgico.

Por: Paulo Moura

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn