O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) disse estar convicto de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “aplaudirá” o “banho de sangue” previsto pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Segundo o ex-vice-presidente brasileiro, o petista é inclinado a apoiar ditaduras ao redor do mundo.
– Se existe uma ditadura em algum lugar, pode ter certeza de que Lula estará apoiando. Com certeza irá aplaudir o banho de sangue prometido pelo tirano Maduro – escreveu Mourão por meio do X, neste sábado (20).
Em comíci realizado na última quarta-feira (17) em Caracas, Maduro disparou frases intimidatórias que despertaram preocupação internacional.
– Em 28 de julho se decide se a Venezuela permanecerá em paz ou se vamos entrar em um cenário de desestabilização e uma guerra civil. Se a direita fascista enganar a população na Venezuela, pode haver um banho de sangue e uma guerra civil, porque esse povo não permitirá que lhe tirem seu país. Não vai deixar que entreguem a Guiana Essequiba, não vai deixar direitos sociais serem privatizados – disse.
Neste domingo (21), o venezuelano renovou suas ameaças em comício em Maturín.
– Em 28 de julho, o futuro da Venezuela será decidido para os próximos 50 anos, seja uma Venezuela de paz ou uma Venezuela convulsionada, violenta e cheia de conflitos. Paz ou guerra (…) Venezuela de elites, com o povo excluído e tudo privatizado – alegou.
Apesar de se colocar como defensor da democracia reiteradas vezes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Itamaraty optaram por manter silêncio até o momento.