Nesta terça-feira (20), deputados da oposição fizeram uma coletiva de imprensa para falar sobre a apresentação de um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O pedido é referente a fala do petista que comparou a guerra em Gaza com o Holocausto judeu.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) elaborou o documento com base no Artigo 5º da Lei 1.079/50 que diz ser razão para perda de mandato “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
– Esse pedido não é ideológico, é um crime de responsabilidade que aconteceu de fato e nós temos que responder à altura – disse a autora do pedido.
Em menos de três dias, mais de 120 deputados federais de diferentes partidos assinaram o pedido de impeachment. Para eles, Lula cometeu dois crimes: não se manter neutro em uma guerra e trazer a possibilidade de guerra para o país.
Os deputados não temem que Israel possa declarar guerra com o Brasil, mas temem o fim das relações comerciais que trariam grandes prejuízos para a nação brasileira.
Assista:
Por: Leiliane Lopes