Nesta quinta-feira (4), Lula (PT) falou em transformar o 2 de julho na outra data oficial da Independência do Brasil, além do 7 de Setembro. O comentário ocorreu durante um evento de lançamento da pedra fundamental de um laboratório científico público em Campinas (SP).
– Nós fomos o último país a fazer a independência. E tem duas independências. Tem independência, que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo, mas está lá. Dizem que deu o grito, tem a fotografia e alguns cavalos – disse.
E acrescentou:
– Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses, que foi o 2 de julho em Salvador, na Bahia. Ali, houve luta e houve mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram para garantir a independência. Eu agora vou tentar transformar os dois dias em ato oficial da Independência. E, mais ainda, vamos ter que recontar a história deste país.
O petista esteve em Salvador, Bahia, na última terça-feira (2), para comemorações do 2 de julho que é um feriado estadual. A data de 2 de julho de 1823 é lembrada como o dia da expulsão definitiva da Coroa Portuguesa do Brasil.