10 de dezembro de 2024

Entenda como tumor raro fez pele de brasileira mudar de cor

Sabrina Gomes sofre de timoma e Síndrome de Cushing

Por: Valdir Justino

Uma doença rara tem acometido uma jovem de 24 anos, afetando profundamente a sua saúde e fazendo, inclusive, sua pele mudar de cor. Essa é a comovente história de Sabrina Gomes, que precisa com urgência de um remédio de alto custo por parte da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa) a fim de seguir lutando pela sua vida.

Foram cinco anos percorridos desde os primeiros sintomas até o diagnóstico, que ocorreu durante a adolescência. À época, Sabrina descobriu ter um tumor chamado timoma, um tipo de câncer raro que surge no tórax, mais precisamente em uma glândula chamada timo, localizada logo atrás do osso esterno, no peito.

Basicamente, esse tumor produz em excesso um hormônio chamado ACTH. Em circunstâncias normais, esse hormônio é muito importante para regular várias funções do corpo, como a resposta ao estresse, a uma inflamação e até para o controle do ciclo de acordar e dormir. Mas em excesso, ele é prejudicial, pois hiperestimula a produção de cortisol, desencadeando, assim, a Síndrome de Cushing.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn