Depois de 4 meses, fraude do INSS ainda não tem indiciados

Escândalo foi descoberto na Operação Sem Descontos

Por: Valdir Justino

Texto: Mayara Macedo

Publicada em 23 de julho de 2025 às 12:52
 INSS Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Quatro meses depois da divulgação do escândalo do INSS, no qual aposentados e pensionistas recebiam descontos irregulares em seus pagamentos, ninguém foi apontado oficialmente como culpado ou indiciado pelos roubos. A Operação Sem Descontos, que apura o crime, ainda está em andamento, mas especialistas acreditam que as investigações estão demorando.

Desde que foi deflagrada, a operação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal. Especialistas ouvidos pelo portal R7 admitiram que o caso é complexo e envolve autoridades e agentes políticos.

Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !

Formulário de Inscrição

Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Outros, ressaltaram que uma das dificuldades para o andamento do processo é a dificuldade de comprovar que as vítimas não consentiram com os descontos aplicados. Mesmo com todas essas camadas, os mesmos especialistas afirmam que “falta vontade política, coragem institucional e agilidade processual”.

– A gente tem operações robustas, como movimentações financeiras que são incompatíveis, contratos com entidades de fachada, conexões políticas, mas sem uma responsabilização direta aos agentes que permitiram, intermediaram ou se beneficiaram disso dentro da máquina pública. Sem nomear e indiciar esses elos, seguimos apenas combatendo os sintomas – declarou a advogada Lisiane Ribeiro ao veículo.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia Também:

Motorista sob efeito de anfetamina foge da PRF e tomba camin...

Filho de Lula pega carona em voo da FAB pela 2ª vez em 2025

Jair Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas

É fake! STF não mandou prender o ex-presidente Jair Bolsonar...