14 de julho de 2024

Criador de Dragon Ball morre aos 68 anos após derrame agudo

Por: Valdir Justino

O artista japonês de mangá Akira Toriyama, autor da série Dragon Ball, morreu de um derrame agudo, aos 68 anos de idade, anunciou o seu estúdio, o Bird Studio, nesta sexta-feira (8) em um comunicado nas redes sociais.

– Lamentamos muito informar que o criador de mangás Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo – disse o estúdio, em seu perfil na rede social X.

– Lamentamos muito que ele ainda tivesse vários trabalhos no meio de sua criação com grande entusiasmo. Além disso, ele tinha muito mais coisas a realizar – acrescentou o comunicado.

O Bird Studio explicou que o funeral do autor já foi realizado entre seus familiares e entes queridos, e pediu ao público que não enviasse flores ou outras ofertas de condolências, “seguindo seus desejos de paz de espírito”.

Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Nagóia, Toriyama ficou conhecido mundialmente por obras como Dragon Ball e Dr. Slump, além de ser responsável pelo design de personagens de títulos importantes na história dos videogames, como Dragon Quest, Chrono Trigger e Blue Dragon, entre outros.

A série de mangá Dragon Ball, que começou em 1984, vendeu milhões de cópias em todo o mundo e foi adaptada para programas de TV, videogames e filmes de animação extremamente populares.

Mensagens de condolências e pesar de outros artistas e fãs encheram as redes sociais. Eiichiro Oda, criador do mangá de grande sucesso One Piece, disse que a presença de Toriyama era como uma “grande árvore” para os artistas mais jovens.

*AE

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn