14 de julho de 2024

Após dias sem postagem, perfil Choquei volta a ser atualizado

Por: Valdir Justino

Após duas semanas de pausa devido às polêmicas envolvendo a morte da jovem Jéssica Vitória, a Choquei voltou a postar conteúdos normalmente em suas redes sociais, nesta sexta-feira (5). Nas contas do perfil de fofocas no X, antigo Twitter, e no Instagram, é possível ver publicações sobre a nova edição do Big Brother Brasil (BBB24) e sobre artistas como Anitta e Melody.

No Instagram, porém, os comentários foram limitados para evitar críticas. Já no X, parte dos internautas está deixando registrada sua indignação com a volta das atividades do perfil e publicando fotos de Jéssica nas postagens.

A crise de reputação da Choquei foi desencadeada após Jéssica, de 22 anos, tirar a própria vida em dezembro ao ser vítima de fake news compartilhada pela página e por outras semelhantes. O perfil se tornou, inclusive, alvo de investigação da Polícia Civil de Minas Gerais, segundo informou o delegado Felipe Monteiro.

De acordo com ele, serão apuradas suspeitas de indução ao suicídio. A quebra de sigilo do perfil e de outros relacionados ao caso foi pedida pelo delegado e as plataformas que compartilharam a notícia falsa também serão ouvidas. O dono da página, Raphael Souza, prestou depoimento no dia 28 de dezembro.

Um dia depois da morte de Jéssica, a Choquei se pronunciou sobre o caso dizendo se solidarizar com a família, mas negando ter responsabilidade no ocorrido.

– Queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação – disseram.

Em outra manifestação publicada uma semana depois, o perfil admitiu que o conteúdo postado sobre Jéssica era falso, mas enfatiza que foi publicado orginalmente por outra página.

– Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa (que foi publicada originalmente por outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei) e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado – diz a nota.

Por: Thamirys Andrade

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn