Aldeia Multiétnica 2025: Chapada dos Veadeiros recebe evento com imersão cultural

Evento terá shows da banda Tribo de Jah e Lenine

Por: Valdir Justino

Texto: Igor Ricardo

Publicada em 9 de julho de 2025 às 12:26
 Foto: Anne_Vilela

Entre os dias 11 e 20 de julho, será realizada a 17ª edição da Aldeia Multiétnica, na região da Chapada dos Veadeiros. O evento reúne povos indígenas de diversas regiões do Brasil para a realização de vivências culturais, celebrações tradicionais, rodas de conversa, oficinas e apresentações musicais. A programação acontece em uma área de preservação ambiental localizada a 20 km de Alto Paraíso de Goiás, no entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

A cada dia, um povo indígena promove uma festa tradicional, com atividades que se estendem do amanhecer até a manhã seguinte. Estão previstas festas dos povos Kayapó Mebengokre (12/07), Kariri Xocó (13/07), Xavante (14/07), Krahô (15/07), Guarani Mbyá (16/07), Alto Xingu (17/07) e Fulni-ô (18/07).

Assine a newsletter do Diário Popular. É rápido, fácil e gratuito !

Formulário de Inscrição

Ao se inscrever em nossa newsletter você concorda com nossa política de privacidade.

Nos dois últimos dias (19 e 20 de julho), ocorre o Encontro na Aldeia, com apresentações de artistas indígenas e não indígenas. No sábado (19), sobem ao palco Tainara Takua, Owerá e a banda Tribo de Jah. No domingo (20), se apresentam Djuena Tikuna, o grupo Pé de Cerrado e o cantor Lenine.

Durante a programação, os visitantes poderão participar de debates, rodas de conversa, oficinas e de uma feira de artesanato. A Aldeia conta com oito casas construídas por representantes de diferentes povos, como Kayapó, Krahô, Fulni-ô, Guarani Mbyá, Xavante, Kariri Xocó, Alto Xingu e Yanomami. O espaço também oferece acesso a trilhas, mirantes e cachoeiras, como Almécegas I, II e III e o Rio dos Couros.

É possível participar por meio de vivências com hospedagem, em pacotes de 4 a 9 dias, ou adquirir ingressos diários. Os pacotes e entradas estão disponíveis no site oficial do evento: aldeiamultietnica.com.br. Há ingressos com meia-entrada para pessoas com deficiência, professores, pessoas com mais de 60 anos. Crianças de até 12 anos têm entrada gratuita.

O evento é realizado pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e pelo Centro de Estudos Universais – AUM. Desde 2007, a Aldeia Multiétnica atua no fortalecimento das culturas indígenas e na articulação entre diferentes povos originários e comunidades tradicionais. Mais de 10 mil indígenas já participaram da iniciativa.

ANOTA AÍ
Aldeia Multiétnica 2025
Data: 11 e 20 de julho
Local: Chapada dos Veadeiros
Mais informações: aldeiamultietnica.com.br

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Leia Também:

Mulher invade casa e esfaqueia casal em Campinaçu

EUA darão 25 milhões de dólares por pistas para prender Madu...

Prefeitura de Uruaçu informa: Liberação de Recursos para as ...

Biólogo do RJ morre em acidente de carro na GO-237 entre Niq...