Na campanha do Outubro Rosa, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) realiza uma série de ações visando conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama.
Neste mês, será reforçada a importância do rastreamento da doença para todas as pacientes acima de 40 anos. A unidade do Governo de Goiás em Uruaçu é referência em tratamento oncológico no Estado.
Além de decorar as recepções do hospital e do centro de oncologia, o HCN realizará também palestras com uma médica mastologista sobre a importância da prevenção para as mulheres, ações de conscientização com entrega de panfletos informativos e um evento especial para as pacientes oncológicas, com café da manhã temático, oficina de lenços e de maquiagem e um momento de descontração com música ao vivo.
No dia 27 de outubro, o HCN também participa como parceiro da Corrida e Caminhada Outubro Rosa, promovida por pacientes oncológicas e pelo grupo de corrida Moove Run de Uruaçu.
O evento terá início no pátio do hospital, que também será o ponto de chegada do percurso, e contará com um momento de informações importantes sobre a prevenção do câncer de mama.
Diagnóstico precoce – Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2023 foram estimados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, representando cerca de 29,7% dos diagnósticos de câncer entre as mulheres.
O diagnóstico precoce continua sendo a chave para aumentar as chances de cura, que podem chegar a 95% nos estágios iniciais da doença.
Por isso, a campanha Outubro Rosa busca reforçar a necessidade da prevenção, como o autoexame, e a importância de consultas regulares e exames de imagem, como a mamografia.
O centro de oncologia do HCN, primeiro da rede de saúde estadual, conta com tratamento especializado em quimioterapia, cirurgia oncológica e é realizado 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com sua coordenadora, Leiliane Camelo, o Outubro Rosa no hospital tem como principal objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e também sobre o câncer do colo do útero, além de conscientizar as mulheres sobre a importância do rastreio e do diagnóstico precoce.
“Através do serviço de oncologia do HCN, foi possível proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e, assim, ofertar todo o tratamento contra o câncer para as mulheres da região centro-norte de Goiás. E, como somos referência no Estado, ficamos muito felizes em contribuir com a conscientização das mulheres e, consequentemente, com a redução da mortalidade, garantindo um cuidado assistencial humanizado e atendimento médico especializado pela equipe multiprofissional, com sua ampla e confortável estrutura física”, ressalta a coordenadora do centro de oncologia da unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed).
A campanha incentiva que todas as mulheres, especialmente aquelas acima dos 40 anos ou que pertencem a grupos de risco, façam o acompanhamento médico de forma regular.
Outubro Rosa – Conhecido mundialmente como o mês da saúde da mulher, representado pela cor rosa, outubro é marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama – doença que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo.
Em Goiás, de 2020 a 2023, pelo menos 1.993 mulheres perderam a vida para a doença, de acordo com dados apresentados pela Secretaria da Saúde (SES-GO). [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, em Goiânia]